O meu interesse por cerveja artesanal ou caseira, teve início quando os pais de dois grandes amigos meus fizeram um curso de elaboração de cerveja caseira, ou artesanal.
O curso era montado em hotéis aqui de Campinas SP. Os alunos participavam de três finais de semana. O primeiro aprendiam a fazer cerveja clara. No segundo a cerveja escura e no terceiro final de semana aprendiam a fazer refrigerante.
O professor da época era o conhecido Alex Sommer que lamentavelmente não conheci pessoalmente. Hoje só sei de histórias dele, nada mais.
Me lembro como se fosse hoje que os pais destes meus amigos tinham uma geladeira cheia somente de cerveja caseira, feita por eles. Eles possuiam kits de equipamentos para a elaboração das cervejas e isto tudo pra mim era deslumbrante.
Eu estava começando a tomar minhas cervejinhas, era o ano da Malte 90. Será que algum leitor vai se lembrar desta marca?
Bem, a arte de elaboração de cervejas em casa foi sendo esquecida com o tempo pois acredito que não havia estrutura suficiente para que este hobbye crescesse como hoje. Então muitos destes cervejeiros caseiros foram desanimando enquanto a dificuldade de encontrar matéria-prima ia crescendo.