Preparando a sua cerveja Pale Ale

A Arte Brew está no mercado desde 2000 e nos últimos 3 anos notamos uma maior procura e interesse pela produção de cerveja artesanal , no entanto muita gente acha que o processo é muiito complicado e caro por isso vou apresentar uma explicação básica dele.
Nós temos brew kits de 20 e 50 litros e também o kit básico na nossa loja virtual mas é claro que você também pode montar o seu.
O processo básico de elaboração da cerveja caseira pode se resumir em:
– escolha do tipo de cerveja a ser elaborada
-cozimento do malte
-clarificação do mosto
-adição do lúpulo
-resfriamento
-fermentação
-maturação
-engarrafamento
-pasteurização
-utilização do extrato do malte
No nosso caso optamos pela cerveja Pale Ale e vamos resumir esse preparo para vocês terem uma noção de como ele funciona.
1)Moagem do malte.
2)Cozimento do malte a temperatura de no máximo 65 graus e mantenha essa temperatura por uma hora e meia, mexendo com frequência.
3)Após esse período retire o malte através de uma tina de clarificação ou de uma peneira.
4)Inicie a fervura e quando ela começar adicione o lúpulo de amargor.
5)Ferva por 60 minutos e faltando 15 minutos adicione o lúpulo de aroma.
6)Desligue o fogo e deixe descansar por 60 minutos.
7)Nesse momento inciamos o processo de resfriamento que pode ser feito com um cano de cobre enrolado e que passe dentro da água gelada.
8)Agora transfira esta solução para o fermentador evitando transferir o lúpulo do fundo.
9)Oxigene o mosto, jogando-o de um balde para o outro até formar espuma.
10)Em outro recipiente pegue um pouco do mosto e coloque fermento para hidrata-lo.
11)Quando a espuma se formar coloque o conteúdo no fermentador.
12)Deixe o fermentador em um local entre 18 e 25 graus por 3 dias para fermentar.
13)Após esse período transfira o conteúdo de fermentador e deixe maturar por 10 dias a 1 grau.
14)Misture o priming para as cervejas que forem engarrafadas.
15)Engarrafe, feche as garrafas e guarde-as por mais 10 dias a 20 graus.

Pronto, agora é só experimentar!

A importância do Copo

Não sei vocês, mas eu adoro escolher produtos para casa, em especial gosto muito de copos, pode até ser frescura mas eu não gosto de copos baixos ou muito largos e um copo diferente é sempre um detalhe na disposição da mesa.

Além da beleza quando estamos degustando cervejas a taça tem 2 papéis muito importantes:
O primeiro fator é a apresentação afinal somos muito visuais e a imagem de um cálice com uma cerveja trapista ou uma tulipa transbordando com uma IPA (ou aquela sua cerveja favorita) é algo bastante inspirador.Aliás o formato do recipiente também é muito importante em relação a espuma, alguns são feitos com o objetivo de manter a altura e outros nem tanto.

O segundo fator que levamos em consideração é o aroma, por isso quando usamos o copo adequado o bouquet e o aroma da cerveja se espalham mais facilmente no ar.Claro que ninguém aqui pretende abandonar o prazer de tomar uma cerveja no copo americano mas sugerimos que para degustações você tenha em casa ao menos um copo indicado para a sua cerveja favorita.
A seguir vamos apresentar 5 tipos mais comuns copos :

PILSNER:  aqui no Brasil o chamamos popularmente de “tulipa” e este tipo é ideal para as cervejasde mesmo nome.Esse copo facilita a formação de um bom creme e direciona o aroma do lúpulo para o nariz. Cuidado, para não confundir essa taça com a Lager, que também é muito usados para chope aqui no Brasil: o Pilsner tem a boca mais larga, enquanto o de Lager tem a boca levemente fechada.


LAGER:muito usado aqui no Brasil, são os tradicionais copos de chope, o qual erroneamente chamamos de tulipa mas o copo tulipa tem boca mais aberta,  pé mais fino, longo e elevado.

CALDERETA: Esse copo também chamado de Shaker e é usado para servir chope em alguns bares afinal ele é fléxivel  servindo English ,  American Ales e algumas lagers escuras e IPAs.Ademais essa taça comporta mais de 300 ml e por isso é uma alternativa para aqueles que não podem ter diversos estilos de copos.

CANECA: é o tipo usual para servir chope ou cervejas vendidas na pressão. Tem vários formatos, tipos e materiais(cerâmica e metal por exemplo) mas normalmente são de vidro grosso, e algumas têm até apoio para o polegar na alça, para ajudar com o peso do copo+cerveja.Prefira sempre os de vidro para não influenciar o sabor da cerveja.

TULIPA: indicado para cervejas cremosas como a Duvel e outras strong Ales Belgas.De todas essa na minha opinião tem o design mais elegante, permitindo também observar a evolução da espuma. É frequentemente confundida com o copo Pilsner no entanto são bem diferentes, o copo Tulipe de chope é um pouco parecido com uma taça de conhaque diferindo apenas na direção da boca.

Com o copo adequado você também deve ter atenção na limpeza e uso deles.Apesar de comum e as vezes até ser visto como um agrado usar copos gelados é inadequado porque o contato da cerveja com a temperatura baixa do copo produz condensação e dilui a bebida, alterando o sabor.Para a manutenção sempre lave seus copos a mão e enxague bem porque o resquício de produto de limpeza “mata” o sabor da cerveja e seu creme, evite o uso de lavadora de louças e sempre deixe o copo secar espontaneamente para receber a cerveja na temperatura ideal.

Aposto que agora você está ansioso para comprar o copo certo então visite o site Westwing Home and Living, um site muito bom com de diversos produtos para casa, e aproveite a promoção de copos e canecas maravilhosos da marca Ritzenhoff  que termina amanhã.

LANÇAMENTO EXCLUSIVO: Beer Test ArteBrew

Fazer cerveja em casa é muito prazeroso mas também é um hobby que demanda tempo,  dedicação e assepsia porque qualquer micróbio pode acabar com o seu produto.Desse problema a ArteBrew trouxe uma solução para os brewers artesanais.

Semana passada recebemos com exclusividade o Beer Test  ArteBrew, um kit composto por uma caixa e uma ampola Beer Test para você poder identificar qualquer tipo de contaminação na sua cerveja, sem dúvida esse é um lançamento revolucionário afinal agora em 4 passos simples você poderá testar sua cerveja como um grande profissional e nunca mais desperdiçar aquela receita .
 A imagem ao lado apresenta o procedimento para teste da bebida, o processo é rápido e fácil  e verifica através de um meio seletivo para bactérias se há presença de contaminantes do processo cervejeiro como as dos gêneros: Lactobacillus, Pediococcus, Pectinatus e Megasphaera.

Além disso este meio contém um inibidor da levedura cervejeira, favorecendo o crescimento das bactérias deteriorantes da cerveja e finalmente um indicador muda a cor do meio de cultura para você identificar se a bebida está adequada a consumo ou não.Agora que você já conhece pode o Beer Test, pode compra-lo no nosso site e aproveitar o preço especial de lançamento.