Degustação e Harmonização de Cervejas Importadas no Kindai em Campinas

Hoje o restaurante japonês, Kindai, localizado no Hotel Vitória em Campinas oferece uma degustação de cervejas importadas com a culinária oriental por R$89,00.Serão servidas 4 cervejas e 4 pratos harmonizados pelo beer sommelier Alexandre Martini.
O evento será realizado no restaurante e se inicia às 20:00, as vagas são limitadas e devem ser feitas por telefone (3755-8027) e com comprovante de pagamento.

Lançamento da versão 2014 do Guia de Estilo da Brewers Association

A Brewers Association (BA) é uma organização que reúne os cervejeiros artesanais norte-americanos e produz todo ano o seu Guia de Estilos de Cerveja. Sempre atualizado o Guia, é o mais antigo (data de 1979) e completo do meio cervejeiro, descreve 140 estilos de cerveja e é atualmente o mais usado em competições de prestígio, incluindo a mais importante delas, a World Beer Cup.
Além de guiar competições também serve de referências para fabricantes de cerveja, cervejeiros caseiros e entusiastas.Inicialmente o guia se baseou nas informações do crítico Michael Jackson e posteriormente ganhou contribuições a partir de comentários e sugestões elaboradas por juízes dos grandes concursos cervejeiros, como o Great American Beer Festival e a já citada World Beer Cup, assim como outros membros da indústria.
Infelizmente não há sinalização das mudanças do próprio Guia mas de acordo com Charles Papazian, em seu artigo no Examiner, as mudanças dessa versão consistiram em editar, revisar, excluir e adicionar estilos de cerveja. Papazian destaca as mudanças mais importantes:

Revisões de estilos significativas

  • Australasian-Style Pale Ale – dividida em Australian-Style Pale Ale e Asian-Style Pale Ale
  • American-Style Fruit Beer
  • Herb and Spice Beer
  • Indigenous/Regional Beer

Novas categorias

  • Belgian-Style Fruit Beer
  • Australian-Style Pale Ale (separada da categoria Australasian-Style Pale Ale)
  • Asian-Style Pale Ale (separada da categoria Australasian-Style Pale Ale)
  • Dutch-Style Kuit (Kuyt, Koyt)
  • Historical Beer (separada da categoria Indigenous Beer)
  • Wild Beer

Também houveram mudanças no formato das diretrizes, agora todas seguem padrão de aparência, aroma, sabor, corpo, etc., de acordo com a experiência sensorial; muitos dos grupos de estilo foram reorganizados dentro de grupos históricos, mantendo a ordem crescente de OG e teor alcoólico; as origens dos estilos foram esclarecidas e várias novas diretrizes foram adicionadas e/ou passaram por revisões significativas.

Guinness, além da cerveja

Quando usamos a palavra Guinness rapidamente vocês leitores pensam na cervejaria, no entanto esse nome vai além, ele também se refere ao Guinness Book, o livro dos recordes que traz todo e qualquer tipo de exagero.
O início de tudo isso é na Irlanda, com a produção de um cervejeiro local daquela ilha, Arthur Guinness, o criador da cerveja. Esta que ficou muito popular entre irlandeses e ingleses devido a sua cremosidade, coloração escura e sabor marcante.
Em 1951 durante um festival de caça na Irlanda o diretor da cervejaria Guinness, Sir Hugh Beaver, fez uma pergunta estranha.Ele queria saber, qual era o pássaro europeu mais rápido nesse tipo de competição. Daí vem o nome do livro, resultado dessa união de cervejaria, pássaros e dúvidas. 
Capa da primeira edição do Guinness

 Mesmo com muito esforço não houve resposta para a pergunta de Sir Hugh e assim ele percebeu que essa não era a única questão sem solução e foi buscar ajuda com os gêmeos investigadores Norris e Ross McWhirter para criar um livro que reunisse respostas à perguntas bizarras.
A primeira edição do Livro dos Recordes foi lançada em 27 de agosto de 1955 e no Natal daquele ano foi o livro mais vendido de todo o Reino Unido. Desde então, o livro é anualmente editado, com novos recordes. Os curiosos de plantão agradecem.

Você sabe a diferença de cerveja e chopp?

De acordo com a lei 8918/94 a definição de cerveja é: bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto cervejeiro, oriundo de malte de cevada e água potável, por ação de levedura com adição de lúpulo.Para ser denominada chopp a cerveja deve ser estabilizada biologicamente por processo físico apropriado e não pasteurizada no envase.

OU SEJA, todo chopp pode ser chamado de cerveja mas nem toda a cerveja pode ser
chamada de chopp, somente aquele que não tiver sido pasteurizada.
No entanto o consumidor não faz essa distinção e chama de chopp toda e qualquer cerveja acondicionada em barris e de cerveja, toda bebida de mosto armazenada em garrafas ou latas. 

A pasteurização que falamos acima e diferencia as duas bebidas, é um tratamento térmico que acarreta aumento da estabilidade microbiológica mas além disso altera o aroma e o sabor da cerveja modificando seu “envelhecimento”.
Da mesma forma condições de pasteurização,altas temperaturas da cerveja durante transporte e armazenagem, variações frequentes de temperatura, captação de oxigênio no processo ou através da embalagem, tempo de vida na prateleira e exposição solar podem modificar a caducagem da bebida.

Rota da Cerveja

Riberão Preto a 313 km de São Paulo foi referencia em cerveja no século 20 quando a Antarctica começou seu negócio lá, nos anos 80 houve decadência na cidade e a Antartica mudou-se de lá, mas hoje a cidade abriga 3 cervejarias que estão trabalhando em prol do turismo cervejeiro.
Assim, que tal conhecer os verdadeiros tesouros maltados com a trilha da Rota da Cerveja?São 4 opções de pacotes para os apreciadores da nossa bebida favorita.Os tours etílico passam pelas principais cervejarias de Ribeirão, o pacote 1 oferece 3 paradas: Cervejaria Lund, Cervejaria Colorado e Cervejaria Invicta com degustação de 4 tipos de cervejas em cada lugar.
O roteiro oferece também um guia para acompanhá-los e uma ultima parada a ser escolhida que pode ser no Pingüim – o melhor chopp do Brasil, Vila Dionísio – 3º melhor bar do Brasil ou algum outro de sua preferência.
Para quem não conhece, segue uma breve descrição das 3 cervejarias:
A cervejaria Lund tem uma produção artesanal de cervejas Pilsen, Munich Dunkel, Hefe-Weizen e Witbier – Biere Blanche seguindo a lei de pureza Alemã de 1516 sempre buscando oferecer aos clientes produtos de mais alta qualidade.
A Invicta oferece cervejas do tipo Weiss, German Pilsner, Black Ale- IPA, Imperial Stout, Imperial India Pale Ale, 1000 IBU e Saison com muito conhecimento e ingredientes de primeira qualidade traz endo sabores e aromas deliciosos que fazem sucesso entre os apreciadores mais exigentes
E por último temos a cervejaria mais antiga das três, a Colorado criada pensando em diferentes ritmos, culturas, sotaques, harmonizadas com receitas universais e ingredientes tipicamente brasileiros como café, rapadura, mandioca, mel e castanha do Pará. Suas cervejas são: Caium, Apia, Indica, Demoiselle, Vixnu, Bertho, Ithaca e Titãs.

Para maiores informações ligue (16) 3941 3086 ou acesse o site .