Cultura Goumet com Carolina Oda

A cerveja artesanal vem ganhando cada vez mais espaço e hoje até livrarias estão trazendo eventos para disseminar o conteúdo.A Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Sp vai oferecer 2 cursos com Carolina Oda sobre o tema.

Foto: Web

Já falamos bastante da Carolina aqui e a temos como uma referência muito bacana no meio.Uma das primeiras profissionais formadas em gastronomia a se especializar em cervejas do Brasil. Fez seu primeiro trabalho com cerveja em 2005, mas somente depois da faculdade de gastronomia e de alguns estágios em cozinha, em 2008, começou a trabalhar no mundo dos copos e maltes. Após experiências como assistente de consultoria – com Cilene Saorin, bar – Melograno , importadora – Tarantino e uma expedição gastronômica de 90 dias na Europa, atua hoje como consultora, professora, gerente de cerveja da Cia. Tradicional de Comércio e sommelière do Ici Brasserie.

O “curso” se divide em 2 encontros:
08/06 – 1 º encontro
Trará cicas de degustação e serviço: análise sensorial, o porquê de cada copo, temperatura de consumo, armazenamento. Degustação em copos e temperaturas diferentes, amostras de aromas e sabores encontrados nas cervejas.

15/06 – 2 º encontro
Oferece teoria e prática da harmonização além de degustação harmonizada.

O pacote pode ser comprado no site da Livraria e tem opção de parcelamentos. Gostou? Clica aqui!

Vem aí Blondine Rock Fest!!

O pessoal do BeerTour Campinas está organizando mais um evento muito bacana com a Cervejaria Blondine. Essa será a segunda edição do Beer Tour mas com um formato diferente.

O Blondine Rock Fest oferecerá MUITA cerveja artesanal ( Blondine, Urbana, Júpiter, Cervejaria Nacional, Juan Caloto Cervejaria Noturna, Tarantino, Guarubier e J Beer) , comida feita pelo Chef Ronaldo Rossi e  bandas de rock tocando o dia inteiro.
A festa acontece no dia 27/06 ; das 14h ás 20h incluindo degustação á vontade de cervejas artesanais + Garrafa de Cerveja exclusiva e Personalizada com o nome dos participante + Caneca de Vidro na própria cervejaria Blondine em Itupeva/SP.

Para o pessoal de São Paulo existem pacotes saindo de diversos pontos de SP e você pode comprar aqui: https://www.sympla.com.br/blondine-rock-fest__34057

E para quem é de Campinas temos o pacote com toda a qualidade Beer Tour que já contamos aqui , oferecendo: Ingresso do Blondine RockFest.

– Ônibus com WC e Ar-condicionado. Seguro viagem individual, Serviço de Bordo com diversos Snacks, acompanhamento de Guia de turismo credenciado, Fotógrafo e Sommelier de cervejas.
– Na parte da manhã, visita e degustação de cervejaria ainda não definida.
– O almoço servido pelo FoodTruck Pasta di Via com duas opções de refeição: Lanche de ragu de costela com queijo meia cura na baguete + porção de batata rústica com cream cheese ou ravioli recheado com funghi ao molho de tomate com especiarias.

A saída está prevista as 10:00h na frente da Cervejoteca Campinas e a volta da Blondine será as 20h.

Não perca! Confira informações aqui ou via email contato@beerbuscampinas.com.br ou Tel: 19 9 7410 4455

Aproveite e #BEBAMENOSBEBAMELHOR =)

Sugestões de Apps bacanas

Hoje vamos sugerir 2 aplicativos bacanas para você usar a seu favor na hora de experimentar uma nova cerveja no entanto ambos só estão disponíveis em inglês.
1)Untappd

Funciona  como uma rede social que permite que seus usuários descrevam as cervejas que eles bebem e compartilhar estes check-ins e suas localizações com os seus amigos. O Untappd também inclui a funcionalidade que permite que os usuários avaliem a cerveja que eles estão consumindo , ganhar distintivos , compartilhar fotos de suas cervejas e sugere automaticamente bebidas similares . 

Atualmente, o aplicativo pode compartilhar seus checkins noTwitter e Facebook e pode puxar seus locais de Foursquare.
2)Next Glass

O aplicativo já tem um ano, mas traz alguns recursos bem legais para quem procura por uma nova bebida favorita. Ele funciona de um modo bem simples, obtendo informações do próprio usuário para construir uma base de dados referente às preferências de sabor que ele possui.
Basta o consumidor apontar a câmera do smartphone para uma garrafa e em instantes o sistema responde com uma nota de compatibilidade com os gostos pessoais. E para quem deseja compartilhar as garrafas, o Next Glass também pode ser bem útil.
Isso acontece porque o aplicativo possui formas de conectar diversos aparelhos. Desse modo, ao escanear um novo rótulo, o usuário pode selecionar alguns amigos para ver qual a compatibilidade da bebida com todos os envolvidos. Ainda é possível compartilhar as análises nas redes sociais por meio da interface do próprio app. 

Dicas do Landini

Pra quem não sabe, a Arte Brew tem uma Fanpage muito bacana no facebook e todos os dias rolam novidades muito legais! Pra você não perder mais nada, clique aqui para curtir.
Uma vez por semana o Landini, diretor da Arte Brew, escreve um post com uma dica para os cervejeiros caseiros.
Na útilma semana ele falou sobre a Abbaye, uma levedura de alta fermentação, que tem origem Belga, selecionada devido a sua alta capacidade de produzir cervejas Dubbel, Trippel e Quadrupel. Sua característica é de média atenuação e grande tolerância ao álcool, pois produz cervejas com grande teor alcoólico.

A fermentação está completa em aprox 4 dias a 17C, a levedura possui baixa floculação portanto se o cervejeiro preferir transparência em sua cerveja o uso de clarificantes é indicado. Esta levedura produz aromas complexos incluindo picancia, frutado, banana, alcoólico e doce. 

Gostou? Para experimentar e comprar clique aqui: http://goo.gl/7deajQ

O que rolou no BeerTour Campinas

Grupo reunido na cervejaria Burgman (foto: Allan Nucci)

No último sábado rolou o primeiro Beer Tour de Campinas organizado pelo beer sommelier Vinicius Colacioppo e com saída da Cervejoteca. O evento começou cedo, com saída programada às 7:00. Fomos muito bem recebidos já com um café da manhã reforçado e de lá seguimos para a Cervejaria Burgman em Sorocaba/SP.

Na fábrica da Burgman conversamos com o cervejeiro-chefe Alexandre Sigolo e fizemos um tour pelo local. A fábrica que está instalada em Sorocaba há 5 anos produz em média 100 mil litros de cerveja artesanal por mês com 2 a 3 cozimentos por dia.
Depois do passeio experimentamos cinco rótulos da casa,
o primeiro foi a Casanova, uma Pale Lager de receita especial com malte Pilsen e Viena, oferecendo um adocicado e uma cor amarelo-dourada. A receita também conta com o dobro de lúpulo e por isso oferece certo amargor.
A segunda cerveja foi a Weiss, um clássico de trigo alemão feito em Sorocoba. A receita é bem tradicional com corpo delicado e cremoso.
O terceiro rótulo foi a IPA que sofre dry hop e recebe os lúpulos amarillo, cascade e mandarina bavaria. Apresenta corpo moderado e coloração âmbar.
A quarta degustação foi a Rabo de Arraia, uma belgian IPA que apesar de ainda ter uma semana de maturação pela frente estava muito gostosa com coloração turva e aroma intenso de fermento de cerveja belga.

E a última foi a Saravá, uma russian Imperial Stout envelhecida em barril com 9% de teor alcoólico e toque ácido. 
Chegada na Happy Brew (foto: Allan Nucci)

De lá partimos para nosso almoço harmonizado na cervejaria Happy Brew também em Sorocaba.
Nosso primeiro copo foi da Happy Pilsen, uma lager do tipo alemã com amargor mais acentuado e acidez mais alta com fixação na garganta e que combina muito bem com queijos.
O nosso segundo copo foi de Happy Wit uma cerveja de baixo teor alcóolico ideal para dias quentes. Produzida com malte pilsen e carahell e um toque de aveia. Foi servida com salsicha no vinagre e salada verde, perfeito!
O terceiro copo foi de Surkaba Pale Ale, uma IPA com maltes e lúpulos (amarillo e cascade) belga e americano. Aqui ainda pudemos experimentar um

Dry hopp direto no copo
(foto: Leila Justo)

Dry Hop de cascade direto no copo para dar mais amargor e combinar com o delicioso sanduíche de pernil.
De sobremesa experimentamos a Cara Vermelha uma viena lager puro malte produzida com matéria prima européia e acompanhada por carolinas recheadas com caramelo, combinação perfeita. E pra fechar com chave de ouro nossa harmonização experimentamos a Dark Side, uma dry Stout de coloração bem escura e sabor “torrado” ou semelhante a café combinada com uma deliciosa palha italiana.

Bar da cervejaria Blondine (foto: Viajante Cervejeiro)

Pra finalizar nosso passeio, seguimos para Itupeva na cervejaria Blondine onde
também visitamos a fábrica e conversamos com o cervejeiro responsável, Fernando Baggio. A fábrica possui uma espécie de bar com ambiente bem bacana e uma lojinha. A cervejaria ofereceu cinco diferentes rótulos, incluindo a Belgian Pale Ale, que ganhou medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau 2015 com o primeiro lote da produção além de 5 medalhas no Festival de Blumenau.
Também experimentamos a Bad Moose Pilsen que apresenta um blend de maltes, com alta concentração e aroma único, e, por último, a Jackpot Pilsen uma cerveja clara e brilhante que combina muito bem com o clima quente.
Acabamos nossa visita em Itupeva e voltamos a Cervejoteca em Campinas, o passeio todo foi animado por uma trilha sonora de qualidade e serviço de bordo classe A, com água e suco durante todo o caminho, também fomos surpreendidos por inúmeros sorteios de produtos que vocês podem acompanhar na página do BeerTour.
Para quem perdeu, a segunda edição já está prevista para junho e terá como visita principal a Cervejaria Dortmund em Serra Negra. Se você não quer perder nenhuma novidade, acompanhe a página “BeerTour Campinas” no Facebook e não percam!
Muito obrigada a todas as cervejarias e a ao Vinicius por nos proporcionar um sábado tão divertido! Esperamos estar lá para conferir o próximo =)