Encontro cervejeiro em agosto!!

Encontro cervejeiro em agosto!!

Ano passado tivemos nosso primeiro encontro de cervejeiros artesanais e contamos tudo aqui no blog, com a correria houveram outros encontros e infelizmente não conseguimos participar mas felizmente o grupo ficou muito unido e as reuniões estão indo muito bem!

No próximo dia 01 de agosto vai rolar o próximo encontro no Armázem XV em Piracicaba, como no último evento que colaboramos a entrada é gratuita, pedimos apenas para aqueles que produzem sua cerveja levem pelo menos uma garrafa, assim podem troca-las mas esse não é um pré-requisito, se você só quiser ir, tomar uma cerveja e jogar conversa fora, será muito bem vindo!O espaço oferece cerveja gelada e petiscos então é um ótimo programa pro sábadão.
Leandro aquele cervejeiro caseiro de Campinas que nos ajudou da última vez também está a frente desse encontro e com certeza vai poder dar dicas de home brewing por lá.Se você ficou com alguma dúvida e quer fazer parte do grupo de Whatsapp de encontros, mande um email para o Leandro que ele vai te ajudar, landgrafbier@gmail.com .
E ah, o melhor, no último encontro o grupo produziu uma Black Ipa e dessa vez ela vai estar lá disponível para você experimentar! Vai perder?
Se organize e corra para Pira!!
Esperamos você!

Beer Tour na próxima quarta!!

Beer Tour na próxima quarta!!

Esse mês o BeerTour Campinas trouxe um roteiro que vai rolar durante a semana, mais precisamente nessa quarta-feira!O roteiro traz 3 Cervejarias Paulista, inéditas e excelentes.
A saída será as 08:00h na frente da Cervejoteca Campinas (Av. Barão de Itapura, 3133) , num ônibus classe A com WC, ar-condicionado, seguro viagem individual, guia de turismo credenciada pela Embratur, serviço de bordo (kit de snacks), suco, água a vontade, sommelier de Cervejas, fotógrafo e equipe de apoio.
Tudo isso pensado com carinho, para que você tenha um dia inteiro de conhecimento cervejeiro com conforto e qualidade =) .
A primeira parada será as 09:30h na recém-lançada Cervejaria Quinta do Malte/Cervejaria Magnus Prime Beer, cervejaria responsável pela produção dos rótulos da Magnus e também de outras cervejarias ciganas. A degustação será conduzida pelo técnico cervejeiro responsável e vai oferecer os seguintes estilos: American IPA, Red Ale, Pilsen e Boemia.
Finalizada a visita o grupo segue para a cidade de Serra Negra para visita da Cervejaria Dortmund Bier,aqui o tour será guiado pelo proprietário do local, Marcel Longo. Este irá passar todas as informações técnicas sobre o processo de fabricação da Dortmund que é uma cervejaria bastante moderna e com grande capacidade de produção. Lá são produzidos 8 estilos bastante diferentes e serão oferecidos 4 para degustação: Schloss, Linderhof, The White Ipa e Nostradamus além do almoço.

Após o almoço a última parada é a cervejaria Freising Bier & Hofbräuhaus Dona Mathilde, uma pequena e maravilhosa cervejaria sob o comanda da cervejeira Glaúcia Puccinelli, formada pela universidade técnica de Munique (Weihenstephan). Lá são desenvolvidas excelente cervejas, Pilsen, Dunkel, Stout, Pale Ale, Royal Weiss, Australian Sparkling Ale, Belgian Strong Ale, IPA, Triple Hop, Rustica Golden Ale e Freising Brut, algumas de estilos ainda raros no Brasil. O Beer Tour irá oferecer 6 dessas delícias durante a visita.
Todo o circuito oferece aproximadamente 1 litro de cerveja por pessoa por cervejaria e no final cada participante ganha 1 copo de vidro do Beer Tour.
As 17h o grupo faz o ultimo embarque rumo a Campinas e deve chegar a cidade por volta das 18h em frente a Cervejoteca.
O valor do pacote é de R$250,00/pessoa e para 5 pessoas oferecem 10% de desconto.

Aproveite que ainda dá tempo de se inscrever! Tem dúvidas?

Fale com o Vinicius atraves do email contato@beerbuscampinas.com.br ou nos telefones – 19 9 7410 4455 (nextel) ou 15 9 91119837 (vivo – Whatsapp)

A cerveja Pilsen

A cerveja Pilsen

Cerveja Pilsen aqui no Brasil nem sempre é o que parece , o termo é bastante antigo e foi um divisor na fabricação de cervejas, vamos descobrir porque.
A história toda começa em 1838 , na cidade de Pilsen, República Tcheca. Na época as cervejarias da região estavam enfrentando dificuldades no processo de fabricação e muitas cervejas saiam contaminadas, então para acabar com esse problema chamaram o mestre cervejeiro, Josef Groll, um especialista, para que eles descobrisse o que estava acontecendo.
O mestre não só conseguiu descobrir o problema como 4 anos mais tarde acabou criando um novo estilo de cerveja. Esse estilo é a nossa conhecida cerveja Pilsen, dourada, clara e límpida, muito diferente das cervejas da época que eram escuras e turvas. Essa foi uma das primeiras cervejas fermentadas e armazenadas em baixa temperatura (família das lagers).
O nome Pilsen Urquell vem do alemão e significa “Pilsen da fonte original” e foi e é um grande sucesso, na época foi exportada para outros países afinal todos queriam conhecer a cerveja que tinha cor de ouro!
Aqui no Brasil o termo Pilsen é muito usado por cervejarias comerciais e estampado em seus rótulos mais populares, porém seu uso é incorreto uma vez que verdadeiramente elas não tem nada a ver com a receita original, nem em fórmula e nem em sabor. As cervejarias apenas tiram vantagem do nome que é bastante conhecido e da aparência semelhante, então cervejeiros iniciantes não confundam a Pilsen!